Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Novos letramentos com a mediação da tecnologia móvel na escola

2017; Volume: 14; Issue: 36 Linguagem: Português

10.5935/2238-1279.20170027

ISSN

2238-1279

Autores

Ana Paula Knaul, Daniela Karine Ramos Segundo,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar as contribuicoes da integracao do tablet as praticas pedagogicas de duas turmas do 1o ano do Ensino Fundamental do Colegio de Aplicacao da Universidade Federal de Santa Catarina, visando o desenvolvimento de novos letramentos. Para isso, foi realizado um aprofundamento teorico em autores, como: Lankshear e Knobel (2006), Vygotsky (1991), Rivoltella (2012), entre outros. As observacoes participantes no campo da pesquisa orientaram o planejamento e a realizacao de intervencoes pautadas na perspectiva da midia-educacao, por meio do metodo de pesquisa colaborativa, utilizando jogos eletronicos, videos, blog, recursos de filmagem e fotografia pelo tablet. Alem do registro por meio de um diario de campo, apos as intervencoes foram realizadas entrevistas individuais com as professoras das turmas e coletiva com as criancas no sentido de analisar as contribuicoes e fragilidades da pratica pedagogica com o tablet. Ao analisar parte do ecossistema comunicativo em que as criancas estavam imersas, identificou-se a sua ampliacao por meio do uso da tecnologia movel com o desenvolvimento de novos letramentos, que engendraram praticas de colaboracao diversas. Considera-se como desafios diante da integracao da tecnologia movel na escola, a necessidade de fluencia digital por parte dos professores; a boa infraestrutura da escola para oferecer conexao estavel com a internet, bem como suporte e manutencao para o uso dessas tecnologias e, por fim, a flexibilidade dos curriculos para se adequar aos ritmos e tempos das criancas e professores nesse processo de integracao da tecnologia movel ao ensino e a aprendizagem. Palavras-chave: Tablet. Escola. Novos letramentos.

Referência(s)