Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A GEOMETRIA DA NATUREZA NA PINTURA, NA ESCULTURA E NA ARQUITETURA RENASCENTISTA.

2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

10.33871/23580437.2017.4.2.046-061

ISSN

2358-0437

Autores

Maurício Sérgio Bergamo, Fabrício Pedroso Bauab,

Tópico(s)

Architecture and Art History Studies

Resumo

Discutida em grupos de trabalho, artigos e livros, o artigo investiga a ideia de natureza formalizada entre os séculos XIV e XVI, perí­odo histórico conhecido como o Renascimento Europeu. Utilizando importantes representações artí­sticas daquele perí­odo histórico, as pinturas e a escultura selecionadas para a análise interdisciplinar do conceito de natureza, serão utilizadas nesse artigo, para ressaltar o caráter métrico da cosmovisão ocidental instituí­da durante o Renascimento Europeu. A Anunciação (1472), de Leonardo da Vinci, O Casal Arnolfini (1434), de Jan Van Eyck e o David Nu (1440) de Donatello, importantes representações artí­sticas que marcaram o recorte histórico designado, sob o olhar interdisciplinar da Geografia, Filosofia e da História da Ciência, serão analisadas para ressaltar alguns dos principais aspectos epistemológicos vinculados a cosmovisão quantitativa ocidental.

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