
A GEOMETRIA DA NATUREZA NA PINTURA, NA ESCULTURA E NA ARQUITETURA RENASCENTISTA.
2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português
10.33871/23580437.2017.4.2.046-061
ISSN2358-0437
AutoresMaurício Sérgio Bergamo, Fabrício Pedroso Bauab,
Tópico(s)Architecture and Art History Studies
ResumoDiscutida em grupos de trabalho, artigos e livros, o artigo investiga a ideia de natureza formalizada entre os séculos XIV e XVI, período histórico conhecido como o Renascimento Europeu. Utilizando importantes representações artísticas daquele período histórico, as pinturas e a escultura selecionadas para a análise interdisciplinar do conceito de natureza, serão utilizadas nesse artigo, para ressaltar o caráter métrico da cosmovisão ocidental instituída durante o Renascimento Europeu. A Anunciação (1472), de Leonardo da Vinci, O Casal Arnolfini (1434), de Jan Van Eyck e o David Nu (1440) de Donatello, importantes representações artísticas que marcaram o recorte histórico designado, sob o olhar interdisciplinar da Geografia, Filosofia e da História da Ciência, serão analisadas para ressaltar alguns dos principais aspectos epistemológicos vinculados a cosmovisão quantitativa ocidental.
Referência(s)