Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Ensayo Visual: Superación de límites, cooperación y sentidos en las prácticas de educación artística

2017; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 4; Issue: 3 Linguagem: Português

10.22456/2357-9854.77956

ISSN

2596-3198

Autores

Ricard Ramón Camps,

Tópico(s)

Architecture, Art, Education

Resumo

Através da construção de um ensaio visual, se comunica, a partir de imagens, a ideia e a necessidade de estabelecer práticas pedagógicas no ensino da arte, que abordem situações limites, como a perda da visão, a falta de mobilidade, etc. Situações que obrigam a estabelecer estratégias de empatia e cooperação artística até a consecução de práticas artísticas de colaboração, cooperação e compromisso com o outro, reforçando os sentidos e a necessidade de sentir-se um só, mas unido aos outros, na produção de uma experiência estética inigualável. O ensaio se baseia teoricamente na proposta pragmatista de Imanol Aguirre (2004) e nos fundamentos filosóficos de Dewey e Shusterman (2000).

Referência(s)