Artigo Revisado por pares

A aritmetica e seus reflexos no ensino para aprendizagem da álgebra

2011; Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Volume: 13; Issue: 15 Linguagem: Português

ISSN

2526-9062

Autores

Edelweis José Tavares Barbosa, Clovis Gomes da Silva Junio,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

No processo de escolarizacao tradicional, a crianca e introduzida ao conhecimento matematico formal a partir do estudo da Aritmetica, desenvolvendo habilidades numericas nas operacoes basicas de adicao, subtracao, multiplicacao e divisao. O ensino da Algebra e iniciado apenas no 7o ano, sendo introduzidos calculos algebricos com variaveis representadas por letras. A comunicacao atraves de uma linguagem diferente, puramente simbolica e fonte de conflitos e fracassos na Matematica escolar. (GARCIA apud TELES, 2004, p.9) Para Lins e Gimenez (1997, p.162) a educacao Aritmetica e Algebrica deve ocorrer de forma integrada, a fim de favorecer a construcao do pensamento abstrato. Buscou‐se com este estudo analisar os reflexos dos conhecimentos sobre Aritmetica para o aluno ao efetuar as operacoes e manipulacoes Algebricas, a partir de uma abordagem metodologica descritiva, exploratoria de analise quantitativa. A amostragem foi composta por 67 alunos do 9o ano do Ensino Fundamental de uma escola publica. Foram aplicados dois testes com seis questoes, sendo o primeiro sobre Aritmetica e o segundo sobre Algebra. Podemos observar as seguintes constatacoes: que os alunos sao bem sucedidos na resolucao de problemas aritmeticos, mas nao tem o mesmo exito na resolucao de problemas algebricos; existe uma similaridade entre os erros cometidos nas operacoes Aritmeticas e Algebricas. Como averiguado por Teles (2004, p.14) algumas dificuldades que o aluno tem em Algebra estao relacionadas a obstaculos conceituais em Aritmetica que nao foram corrigidas.

Referência(s)