
Mitos e crenças sobre altas habilidades ou superdotação entre professores de uma escola da DRE Pirituba/Jaraguá
2017; Taylor & Francis; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1916-0615
AutoresGregorio Paoli Conrado Sabbag, Denise Rocha Belfort Arantes-Brero,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoAlunos com Altas Habilidades ou Superdotacao sao muito mais recorrentes do que evidencia o senso comum, as estimativas mais timidas advertem que esse publico abrange de 3% a 5% de qualquer populacao. Mas por que sera que esses alunos nao sao reconhecidos na maioria das escolas? Essa pesquisa fez um levantamento sobre o que pensam os professores de uma escola da DRE Pirituba/Jaragua a respeito dessa clientela da Educacao Especial, a fim de saber a existencia de mitos que dificultam a correta identificacao desses alunos. Para isso, foi preparado um questionario contendo 23 perguntas fechadas sendo entrevistados 17 professores. A maioria dos participantes afirmou ter entrado em contato com o tema na graduacao, pos-graduacao ou cursos de formacao continuada, e demonstraram possuir certa criticidade a respeito de parte dos mitos apresentados. Porem, foi constatado que os mesmos nao conseguem identificar tais alunos em seu cotidiano escolar, tendo apenas uma professora apontando dois alunos em seu local de trabalho. Diante da presente situacao, nota-se que para ocorrer a inclusao e preciso mais do que dominar a teoria em partes, faz-se necessaria uma acao conjunta entre os profissionais da educacao, a comunidade e o poder publico em busca conhecimento e sensibilizacao de quem realmente sao esses estudantes que fazem parte do publico alvo da educacao especial, para que os mesmos sejam identificados como tais, apontados no censo escolar e atendidos em suas necessidades especificas, caso contrario permanecerao invisiveis na escola.
Referência(s)