Educação de infância em Portugal: perspectivas de desenvolvimento num quadro de posmodernidade
2000; Organization of Ibero-American States; Volume: 22; Linguagem: Português
10.35362/rie2201024
ISSN1681-5653
Autores Tópico(s)Diverse Education Studies and Reforms
ResumoA situação actual e os últimos avanços da educação inicial em Portugal são abordados pela ex-Directora Geral de Educação Básica desse país, tendo em conta o contexto político no qual está a ter lugar. Esta perspectiva implica a consideração de factores tais como a igualdade de oportunidades, que trascende os condicionantes sociais das crianças atendidas e a equiparação de homens e mulheres nas responsabilidades respeito à atenção das mesmas. O papel do Estado como garante da equidade e como agente subsidiário na prestação do serviço resulta básico na definição do conceito da «tutela pedagógica única» tratado neste trabalho, que, por outra parte, reflecte com lucidez os esforços de Portugal por colocar à educação inicial num lugar destacado de suas políticas de atenção à infância.
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