
Álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise dos documentos curriculares nacionais
2018; UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL; Volume: 8; Issue: 5 Linguagem: Português
10.26843/rencima.v8i5.1247
ISSN2179-426X
AutoresMiriam Criez Nobrega Ferreira,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoEste artigo busca investigar se e como os elementos que constituem o Pensamento Algébrico estão dispostos em alguns dos documentos curriculares nacionais, tendo por conteúdos matemáticos os números, as operações e suas propriedades. Primeiramente, o artigo fundamenta a importância e a viabilidade do trabalho com Álgebra nos anos iniciais, a diferenciação entre Álgebra e Aritmética e discute o entendimento de Pensamento Algébrico. Em seguida apresenta uma análise de alguns dos documentos curriculares nacionais, focando aspectos constituintes do Pensamento Algébrico. Dentre os principais resultados, destaca-se a quase inexistência de referências ao trabalho com Álgebra nos documentos mais antigos, e, nos documentos mais recentes, uma incidência maior no Pensamento Relacional (Aritmética Generalizada). Constata-se ainda uma preocupação com um ensino que possibilite aos alunos dar um maior significado à sua aprendizagem aritmética e algébrica.
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