
Literatura infantil e alfabetização: uma experiência para ler e escrever
2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5433/1984-7939.2017v2n1p121
ISSN2448-0320
AutoresDaniela Maria Segabinazi, Rosa Suzana Alves de Brito,
Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoEste artigo apresenta os resultados de pesquisa que procurou investigar e compreender as contribuições da literatura infantil no processo de aquisição da leitura e da escrita dos anos iniciais Nesse sentido, relatamos a experiência decorrente de uma pesquisa qualitativa, “estudo de caso”, realizada com uma turma de 1º ano, em uma escola do município de Itapororoca, Paraíba. Inicialmente discutimos questões teóricas que versam sobre literatura infantil (REGO, 1995), alfabetização (FERREIRO; TEBEROSKI, 2011) e letramento literário (PAULINO; COSSON, 2009) e, posteriormente, descrevemos e mostramos os dados da análise resultantes da aplicação de um projeto de leitura desenvolvido durante seis meses na referida escola. Os resultados mostraram que as crianças chegam ao 1º ano com muitas dificuldades de compreensão e de domínio das habilidades de leitura e escrita, assim como demonstram pouco contato com a literatura infantil. Contudo, a experiência realizada no estudo de caso evidenciou que a literatura infantil propicia ao pequeno leitor a participação e interação mais próxima à sua vida através da representação do mundo, estabelecendo elos entre o real e o imaginário; bem como, aguça a fruição e a imaginação, sendo ideal para formação e constituição de um leitor fluente, crítico e reflexivo, contribuindo de forma única na aquisição da leitura e da escrita.
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