Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Entre o ficcional e o documental: versões da desigualdade em Ônibus 174 (2002), de José Padilha, e Última parada 174 (2008), de Bruno Barreto

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Issue: 20 Linguagem: Português

10.5902/1679849x27986

ISSN

1679-849X

Autores

Ângela Srocynski da Costa, Rosângela Fachel de Medeiros,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este trabalho propõe uma análise comparatista da representação da desigualdade social em sua relação com a violência no documentário Ônibus 174 (2002), de José Padilha, e no filme A última parada 174 (2008), de Bruno Barreto. Ambas as obras abordam um evento real que aconteceu no ano de 2000, no Rio de Janeiro, o sequestro do ônibus 174 realizado pelo jovem contraventor de nome Sandro. O evento foi completamente transmitido ao vivo pelas redes de televisão e culminou com o desfecho trágico e traumático da morte de uma das reféns por um tiro da polícia. Longe das câmeras, dentro do carro da polícia, no trajeto para a delegacia, Sandro é assassinado. O número do ônibus, mostrado tantas vezes durante a transmissão, está no nome das duas obras e serve de refrente para ambas as narrativas, uma vez que identifica uma região e uma realidade social. A análise dos objetos se focará na forma como são apresentados os moradores de rua e de regiões periféricas, e a forma como essas representações ajudam a constituir o discurso sobre o crime, a criminalidade e a constituição desse jovem criminoso que acaba por ser assassinado.

Referência(s)