Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O Curso de Design de Moda da Faculdade SENAI CETIQT: uma leitura curricular

2017; UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5965/25944630112017027

ISSN

2594-4630

Autores

João Dalla Rosa Júnior, Carolina Casarin da Fonseca Hermes,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo examina a grade curricular do curso de Bacharelado em Design de Moda da Faculdade SENAI CETIQT, indicando algumas concepções que pautam a distribuição e organização das disciplinas e o modo como o conjunto formado por elas cria uma experiência específica acerca do papel do designer em seu ambiente de trabalho. Seguida a uma breve contextualização história da criação e funcionamento do SENAI CETIQT, o artigo apresenta a estrutura curricular do curso de Bacharelado em Design de Moda, analisando as disciplinas sob a luz de seu projeto pedagógico. Por meio da posição das disciplinas, das seleções de conteúdos e dos arranjos de periodização aos quais os alunos são submetidos ao longo da trajetória acadêmica, este texto busca compreender algumas das características do desenho do currículo. Dessa forma, o artigo tece considerações sobre alguns desafios observados na experiência cotidiana com a atual grade curricular do curso de Bacharelado em Design de Moda da Faculdade SENAI CETIQT. Em especial, aqueles que dizem respeito ao posicionamento do futuro designer no campo de atuação do vestuário; à união, na formação do corpo discente, dos conteúdos das disciplinas consideradas teóricas e práticas; e, também, ao posicionamento político e ideológicos dos agentes da instituição de ensino, sejam eles alunos, professores ou o quadro gerencial.

Referência(s)