Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Gastronomia midiática: reality shows e a estetização da comida na TV

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português

10.34019/1981-4070.2017.v11.21240

ISSN

1981-4070

Autores

Renata Rezende, Eleonora Leite Costa Lavinas,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este artigo pertence a uma pesquisa ampliada sobre a forma como o tema culinária/gastronomia é apropriado e enquadrado pela mídia televisiva brasileira na atualidade. Se, há algumas décadas, a comida era apresentada na TV como um conjunto de técnicas e práticas culinárias elementares (como o passo a passo de uma receita, por exemplo), hoje o tema parece ter sido ampliado significativamente. Como percurso metodológico, realizamos um mapeamento das produções televisivas, cuja temática é pautada na culinária/gastronomia e, na sequência, por meio de observação simples, um enquadramento das produções, a partir de tipologias. O objetivo é problematizar a forma como se desenvolve a construção narrativa gastronômica na contemporaneidade midiática tendo como recorte particular o gênero televisivo reality show (o qual enquadramos também como tipologia), relacionando-a à estetização da vida contemporânea e ao culto ao espetáculo.

Referência(s)