Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O PLANO DE NEGÓCIOS COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA O EMPREENDEDOR: UM ESTUDO DE CASO

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 5; Issue: 8 Linguagem: Português

10.5380/relainep.v5i7.55161

ISSN

2317-6792

Autores

Pedro Vieira Souza Santos, Francisco Alves Pinheiro,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Algumas habilidades são exigidas dos indivíduos que decidem tornar-se empreendedores, como planejar, formar equipes, liderar, negociar, resolver problemas, entre outras. Assim, o presente artigo tem como objetivo identificar as oportunidades geradas pela criação de um plano de negócios como uma ferramenta de auxílio ao processo de planejamento estratégico, no âmbito da gestão de novos empreendimentos. Nesse aspecto, o trabalho mostra um estudo realizado em uma empresa de pequeno porte no setor de alimentos. Dessa forma, pode-se observar que o plano de negócios pode ser usado como um instrumento dinâmico de implementação da estratégia da empresa, tornando-se uma ferramenta fundamental de gestão que, certamente, auxiliará o empreendedor a conseguir o sucesso desejado ou então mostrará a esse mesmo empreendedor que o momento não é propício para o negócio desejado, evitando assim decepções futuras.Portanto, notou-se que a importância do planejamento estratégico de negócio está na captação, elaboração e, principalmente, no bom senso em avaliar o conjunto de fatores de viabilidade financeira e mercadológica, que possibilitarão ao empreendedor coordenar um plano de ação, através do caminho mais adequado para a abertura e/ou manutenção da sua empresa.

Referência(s)