Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O jogo dos tronos: videogame e cutscenes no projeto transmidiático de Game of Thrones

2018; Volume: 23; Issue: 1 Linguagem: Português

10.35168/1980-5276.utp.interin.2018.vol23.n1.pp186-204

ISSN

1980-5276

Autores

Edson Fernando Dalmonte, Fabrício Silva Barbosa,

Tópico(s)

Cinema and Media Studies

Resumo

O presente trabalho discute a produção de videogames na contemporaneidade como parte de supersistemas de entretenimento, em um contexto transmidiático (KINDER, 1991; JENKINS, 2006). Para tal, parte-se da noção de videogames como formas compostas (LINDEROTH, 2015), que suportam inúmeras e diferentes estruturas, nas mais variadas linguagens artísticas e midiáticas, que coexistem e se misturam entre si. Dentre essas estruturas, destacam-se, aqui, as cutscenes, momentos nos jogos eletrônicos nos quais a jogabilidade é suspensa para a exibição de uma cena, ou sequência, e que apresentam numerosas similaridades, empréstimos e relações com as linguagens cinematográfica e televisiva. Tal discussão é realizada a partir do estudo de caso do jogo eletrônico Game of Thrones: A Telltale Game Series (2014), no qual se observa a utilização da cutscene e de suas variações ao longo do gameplay.

Referência(s)