
A escola na perspectiva de adolescentes da Geração Z
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 19; Linguagem: Português
10.5216/ree.v19.45666
ISSN1518-1944
AutoresAna Flávia Campeiz, Wanderlei Abadio de Oliveira, Luciana Mara Monti Fonseca, Luciane Sá de Andrade, Marta Angélica Iossi Silva,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoObjetivou-se analisar o sentido da escola para estudantes da Geração Z de uma escola de Ensino Médio de uma capital do norte brasileiro. Estudo qualitativo do qual participaram 57 adolescentes. A coleta de dados ocorreu por meio de grupos focais e analisados por meio da análise de conteúdo, modalidade temática. Os resultados evidenciaram dois núcleos temáticos: Escola, espaço para aprender e preparar para o futuro e, Impasses e em passos, construindo novas perspectivas sobre a escola. Os adolescentes compreendem a escola como espaço de construção da aprendizagem, porém consideram o ambiente virtual também como espaço de construir conhecimento. Esse estudo oferece contribuições para repensar a educação direcionada à geração digital, no sentido de incorporar ao ensino novas linguagens e inovações, além de orientar a definição de planos e linhas de cuidado e atenção à saúde que considerem as novas relações entre os adolescentes e a tecnologia.
Referência(s)