Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A escola na perspectiva de adolescentes da Geração Z

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 19; Linguagem: Português

10.5216/ree.v19.45666

ISSN

1518-1944

Autores

Ana Flávia Campeiz, Wanderlei Abadio de Oliveira, Luciana Mara Monti Fonseca, Luciane Sá de Andrade, Marta Angélica Iossi Silva,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Objetivou-se analisar o sentido da escola para estudantes da Geração Z de uma escola de Ensino Médio de uma capital do norte brasileiro. Estudo qualitativo do qual participaram 57 adolescentes. A coleta de dados ocorreu por meio de grupos focais e analisados por meio da análise de conteúdo, modalidade temática. Os resultados evidenciaram dois núcleos temáticos: Escola, espaço para aprender e preparar para o futuro e, Impasses e em passos, construindo novas perspectivas sobre a escola. Os adolescentes compreendem a escola como espaço de construção da aprendizagem, porém consideram o ambiente virtual também como espaço de construir conhecimento. Esse estudo oferece contribuições para repensar a educação direcionada à geração digital, no sentido de incorporar ao ensino novas linguagens e inovações, além de orientar a definição de planos e linhas de cuidado e atenção à saúde que considerem as novas relações entre os adolescentes e a tecnologia.

Referência(s)