
Análise das variáveis climáticas das estações agrometeorológicas do estado de Sergipe através de métodos multivariados (2011 – 2013)
2017; Q98072931; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22478/ufpb.1981-1268.2017v11n1.34943
ISSN1981-1268
AutoresCrislaine Monique Alves da Silva, Íkaro Daniel de Carvalho Barreto, Esdras Adriano Barbosa dos Santos, Eucymara França Nunes Santos, Péricles De Farias Borges, L.S. Araujo,
Tópico(s)Agricultural and Food Sciences
ResumoNeste artigo aplicamos a análise multivariada para explicar o clima no estado de Sergipe através das variáveis climáticas utilizando a técnica de componentes principais e análise de agrupamento. Utilizou-se um banco de dados com informações extraídas através do SINDA (Sistema Nacional de Dados Ambientais), coletadas no período de janeiro de 2011 a dezembro de 2013 com 6570 observações, considerando as seguintes variáveis climáticas: direção do vento, direção da velocidade dos ventos máxima, pluviosidade, pressão atmosférica, radiação solar acumulada, temperatura do ar, temperatura do ar máxima, temperatura do ar mínima, umidade relativa do ar e velocidade máxima dos ventos. Os resultados mostraram que da relação de 10 variáveis climáticas analisadas foram escolhidas apenas três: umidade relativa do ar, temperatura do ar máxima e velocidade máxima dos ventos, as quais obtiveram um percentual de explicação de 75,15%. Quanto ao agrupamento das Plataformas de Coletas de Dados, em relação às variáveis climáticas, foi possível obter três agrupamento entre os municípios: No primeiro Estância; no segundo Itabaiana e Japaratuba e no terceiro Glória, Riachão do Dantas e Poço Redondo. Sendo considerado que para este estudo a melhor técnica de agrupamento hierárquica utilizada foi o método da Ligação Média. Para este resultado o método das médias produz melhores partições que os métodos de ligação simples e completa.
Referência(s)