Artigo Produção Nacional

O Produto Ampliado dos Lugares: Uma Perspectiva de Marketing

2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.4025/rimar.v7i2.33924

ISSN

1676-9783

Autores

Marco Antonio Moraes Ocke,

Tópico(s)

Diverse Aspects of Tourism Research

Resumo

O marketing de lugares e uma ferramenta de gestao das trocas que ocorrem no âmbito territorial. O conjunto de tecnicas de marketing possibilita o fortalecimento da competitividade e da imagem de uma determinada localidade por meio da geracao e entrega de valor a seus diferentes mercados e a consequente atracao de investimentos e recursos que assegurem seu desenvolvimento socioeconomico no longo prazo. No composto de marketing de lugares o produto e o proprio espaco territorial com sua identidade de ativos fisicos e psicologicos em toda a sua complexidade. Neste contexto, o objetivo deste artigo e desenvolver um modelo de produto ampliado do lugar considerando os atributos centrais do produto, atributos suplementares de ampliacao do produto basico, aspectos da sustentabilidade para o desenvolvimento local e regional e gestao da marca do lugar. O entendimento deste amalgama do produto pode contribuir com o avanco na pesquisa em marketing de lugares, bem como sugere uma perspectiva contemporânea para administracao eficiente das localidades.

Referência(s)