
FACEBOOK COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA DISCIPLINA DE BANCO DE DADOS
2018; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.79279
ISSN1679-1916
AutoresPatrícia Iuly de Castro de Souza, Claudiany Calaça de Sousa, Rogério Pereira de Sousa, Ramásio Ferreira de Melo,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo tem por objetivo analisar o potencial do trabalho colaborativomediado pelo Facebook, a partir da criação de um grupo privado, com alunos do Curso Técnico em Redes de Computadores no IFTO – Campus Araguatins, na disciplina de Banco de Dados. Foi adotada uma abordagem metodológica quanti-qualitativa, de caráter exploratório na forma de pesquisa-ação, que objetiva explorar a conduta dos alunos perante a realização de atividades utilizando o Facebook, a fim de, entender como esse espaço pode favorecer a aprendizagem colaborativa. Os resultados possibilitam analisar positivamente o quanto os alunos conseguiram colaborar, partilhar e interagir uns com os outros de forma ativa, concluindo que o uso planejado das redes sociais no processo educativo impulsiona a construção crítica e reflexiva de conhecimentos.
Referência(s)