Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

FACEBOOK COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA DISCIPLINA DE BANCO DE DADOS

2018; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.79279

ISSN

1679-1916

Autores

Patrícia Iuly de Castro de Souza, Claudiany Calaça de Sousa, Rogério Pereira de Sousa, Ramásio Ferreira de Melo,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o potencial do trabalho colaborativomediado pelo Facebook, a partir da criação de um grupo privado, com alunos do Curso Técnico em Redes de Computadores no IFTO – Campus Araguatins, na disciplina de Banco de Dados. Foi adotada uma abordagem metodológica quanti-qualitativa, de caráter exploratório na forma de pesquisa-ação, que objetiva explorar a conduta dos alunos perante a realização de atividades utilizando o Facebook, a fim de, entender como esse espaço pode favorecer a aprendizagem colaborativa. Os resultados possibilitam analisar positivamente o quanto os alunos conseguiram colaborar, partilhar e interagir uns com os outros de forma ativa, concluindo que o uso planejado das redes sociais no processo educativo impulsiona a construção crítica e reflexiva de conhecimentos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX