Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O dono da voz: a comédia do auto-elogio e da censura

1997; Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC); Volume: 9; Issue: 9/10 Linguagem: Português

10.24277/classica.v9i9/10.514

ISSN

2176-6436

Autores

Adriane da Silva Duarte,

Tópico(s)

Organic Chemistry Synthesis Methods

Resumo

A parábase, enquanto herdeira da lírica, apresenta o poeta como sábio, uma voz autorizada a aconselhar a comunidade. Consistirá simultaneamente em peça de propaganda e fórum de debates, sistematizando para os espectadores os temas desenvolvidos no decorrer da peça. Ao longo da carreira de Aristófanes, o poeta é substituído pela personagem do coro como sujeito da parábase. Essa mudança, aparentemente pequena, refletiria a crise do saber tradicional em Atenas no final do séc. V a.C., posto em xeque pela multiplicação das vozes que se habilitam a falar a cidade, bem como pelo desprestígio do teatro enquanto local privilegiado de discussão da esfera pública.

Referência(s)