
O dono da voz: a comédia do auto-elogio e da censura
1997; Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC); Volume: 9; Issue: 9/10 Linguagem: Português
10.24277/classica.v9i9/10.514
ISSN2176-6436
Autores Tópico(s)Organic Chemistry Synthesis Methods
ResumoA parábase, enquanto herdeira da lírica, apresenta o poeta como sábio, uma voz autorizada a aconselhar a comunidade. Consistirá simultaneamente em peça de propaganda e fórum de debates, sistematizando para os espectadores os temas desenvolvidos no decorrer da peça. Ao longo da carreira de Aristófanes, o poeta é substituído pela personagem do coro como sujeito da parábase. Essa mudança, aparentemente pequena, refletiria a crise do saber tradicional em Atenas no final do séc. V a.C., posto em xeque pela multiplicação das vozes que se habilitam a falar a cidade, bem como pelo desprestígio do teatro enquanto local privilegiado de discussão da esfera pública.
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