Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O Serviço de Informação ao Cidadão da Biblioteca Mário de Andrade

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22478/ufpb.1981-0695.2018v13n2.43183

ISSN

1981-0695

Autores

Luana Aparecida Neves Severiano, Elisa Campos Machado,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Apresenta os resultados da pesquisa documental referente ao período de 1978 a 2007, nos arquivos da Biblioteca Mário de Andrade (BMA) de São Paulo, acerca do Balcão de Informações e do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC). Registra o pioneirismo da instituição no estabelecimento de uma parceria público-privada entre a BMA e a Rádio Jovem Pan e, o esforço da equipe em oferecer ao cidadão informação social, orientação no uso do acervo da biblioteca e formação para o uso e apropriação da informação, com vistas a aproximar o munícipe do serviço público. Apresenta dados referentes aos canais de informação, as fontes utilizadas à época, o quantitativo de atendimento durante o período estudado, assim como as dificuldades enfrentas pela instituição. Registra o percurso histórico do serviço com objetivo de valorizar e difundir uma ação que foi referencia na cidade de São Paulo, capitaneada por uma biblioteca pública, que serviu de inspiração para a criação do atual Poupatempo no estado de São Paulo.Palavras-chave: Biblioteca Pública; Serviço de Informação; Serviço de ReferênciaLink: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/547/987

Referência(s)