
A LITERATURA INFANTOJUVENIL E A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS
2012; Issue: 1 Linguagem: Português
10.30681/moinhos.v0i1.2394
ISSN2317-4080
AutoresVaniceia Gonçalina de Oliveira Gonçalves De Paula, Elizete Dall'Comune Hunhoff,
Tópico(s)Literature, Culture, and Aesthetics
ResumoLer não significa apenas passar os olhos nas folhas escritas, ler vai muito além disso, envolve a leitura sensorial – visão, audição, olfato e gosto - o conhecimento de mundo do leitor e as suas experiências. Nesse sentido, compreendendo a importância da leitura para a construção do pensamento crítico é que este artigo foi elaborado, com o intuito de evidenciar a relevância da leitura para a formação de leitores críticos infantojuvenis. Para tanto, embasamo-nos em autores com teorias voltadas para esse tema, conceituando-a e abrangendo a intertextualidade e os gêneros textuais. Analisamos três obras da literatura infantojuvenil: “Os novos trajes do imperador” de Hans Christian Andersen, “As roupas novas do rei” de Roberto Belli e “As sobrinhas da Bruxa Onilda e a roupa nova do rei” de Mercè Company. Aplicamos, nesses contos, as teorias elencadas no corpo deste artigo, com o intuito de demonstrar a intertextualidade presente nas obras por meio da paráfrase, da paródia e a da polifonia. Entendemos que os alunos devem ler também por prazer, para que se envolvam no lúdico que há no ato de ler, pois a leitura desperta o lado crítico e lúdico no ser humano, fazendocomqueestepossaseexpressareescrevermelhorsuasideias.
Referência(s)