Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O QUE ENSINAR SOBRE A HISTÓRIA DAS SOCIEDADES INDÍGENAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL?

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 9; Issue: 19 Linguagem: Português

10.28998/2175-6600.2017v9n19p107

ISSN

2175-6600

Autores

Cíntia Gomes da Silva, Andréa Giordanna Araujo da Silva,

Tópico(s)

Indigenous Studies in Latin America

Resumo

Este artigo se constitui das análises das dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidas com o propósito de abordar a História dos povos indígenas da região Nordeste do Brasil (2008-2015). Tem como objetivo identificar as temáticas que podem ser objeto de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental. Foram feitas pesquisas em sites de Programas de Pós-Graduação em Educação e em História das universidades federais dos estados da região nordeste, nos quais foram encontradas quatro dissertações de mestrado e duas teses de doutorado que abordam a temática objeto deste estudo. Por meio do exame dos textos acadêmicos, identificamos seis temáticas: rituais, memória (como recurso pedagógico), conflitos por territórios, luta por direitos políticos, as resistências dos índios na preservação de sua identidade e o uso da mão-de-obra indígena para o desenvolvimento das sociedades coloniais do nordeste, que podem ser objeto de estudo com os estudantes: crianças, adolescente, jovens, adultos e idosos dos anos iniciais do ensino fundamental.

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