
Perspectivas da Psicologia Evolucionista em Comportamento do Consumidor
2017; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 16; Issue: 4 Linguagem: Português
10.5585/remark.v16i4.3776
ISSN2177-5184
AutoresLeonardo Vils, Suzane Strehlau, Marcos Rogério Mazzieri, Èmerson Antônio Maccari,
Tópico(s)Economic and Technological Innovation
ResumoO homo sapiens vai s compras com uma mente moldada em um ambiente de caadores e coletores.O estudo da biologia evolutiva no se restringe s caractersticas fsicas selecionadas por meio de presses ambientais e sua contribuio para a sobrevivncia e reproduo de organismos. Caractersticas comportamentais tambm so selecionadas e h pouca ou nenhuma discordncia a esse respeito quando o no se trata de comportamentos da espcie homo sapiens. Mdulos mentais selecionados ao longo de um passado ancestral e no necessariamente adaptados ao mundo moderno influenciam, ainda que no percebidos, as decises de seres humanos em ambientes de compra. Mdulos mentais distintos como a atrao de parceiros ou flerte, sua manuteno e cuidado com a prole, a reputao e status perante o grupo e a resposta frente ameaas sobrevivncia, foram selecionados, tal qual caractersticas fsicas, por sua capacidade de resposta aos problemas recorrentes nesse passado ancestral.Vieses cognitivos, sintomas da irracionalidade que para os economistas comportamentais, desafiam os fundamentos da economia clssica, so, para a Psicologia Evolucionista, o resultado de uma racionalidade profunda selecionada em um ambiente ancestral para a resoluo de problemas recorrentes e no perfeitamente adaptada ao mundo atual. Os vieses de hoje so resultados da racionalidade que no passado promoveu adaptao e sobrevivncia.A Psicologia Evolucionista um campo de estudo que visa unificar os domnios da Teoria da Evoluo e da Psicologia Cognitiva procurando responder como um comportamento particular, cognio, emoo e/ou percepo constituiu uma soluo funcional para um problema adaptativo no passado evolutivo. A incorporao de princpios da Psicologia Evolucionista ao estudo do Comportamento do Consumidor oferece uma potencial meta teoria capaz de unificar os diversos subcampos da psicologia, contribuindo para a gerao e testes de hipteses que podem auxiliar na compreenso de fenmenos de consumo universais, em tendncias de consumo distintas dados estmulos que evoquem cada um dos mdulos mentais e no entendimento de decises de consumo em diferentes fases de nossa vida.O estudo da Psicologia Evolucionista pode, luz do carter integrativo do campo de Comportamento do Consumidor, oferecer subsdios baseados em nosso passado evolutivo para a elaborao e teste de hipteses referentes ao desencadeamento de emoes, processo decisrio e diferenas comportamentais em ambientes de compra.Apresentamos nesse ensaio, os pressupostos da Psicologia Evolucionista, fundamentados a partir dos estudos de Darwin e do surgimento das correntes comportamentais darwinistas, suas principais contribuies j publicadas no campo do Comportamento do Consumidor e desenvolvemos doze proposies de pesquisa.
Referência(s)