Artigo Revisado por pares

A Formação do professor como eixo inovador de inclusão no ensino fundamental dos alunos com deficiência em Limoeiro/Pernambuco

2017; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2226-4000

Autores

Lindalva José de Freitas,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O presente estudo tem como proposta a discussao sobre a formacao do professor que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Limoeiro/PE. Esta pesquisa busca responder a seguinte questao: Os professores estao preparados para trabalhar com a educacao inclusiva, especificamente com alunos com deficiencia? O estudo tem como objetivo identificar a formacao do professor como eixo de inclusao no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos com deficiencia. Trata-se de um estudo qualitativo e de cunho exploratorio de acordo com Denzin e Lincoln, 2011 apud Campoy 2016, p.231. A pesquisa de campo foi realizada atraves de um questionario com seis questoes. A analise da pesquisa ocorreu por meio da Analise de Conteudo (Bardin 2011, apud Câmara 2013). Dessa forma, acredita-se na formacao como sendo um processo para privilegiar a reflexao e o estudo sobre o fazer docente em suas multiplas dimensoes e desdobramentos no cotidiano escolar. Tendo como resultado da pesquisa a sugestao de uma proposta pedagogica de formacao que atenda as necessidades dos professores que atuam nas salas de aula com alunos com deficiencia.

Referência(s)