Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Você é o que Você Vende: A Influência da Personalidade de Marca no Relacionamento com Clientes de Empresas de Fast-Food

2017; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 16; Issue: 4 Linguagem: Português

10.5585/remark.v16i4.3403

ISSN

2177-5184

Autores

Fernanda Delmondez, Gisela Demo, Fernanda Scussel,

Tópico(s)

Corporate Identity and Reputation

Resumo

A literatura em marketing indica que, cada vez mais, as marcas precisam encontrar meios de se diferenciar dos concorrentes e de conquistar a lealdade dos consumidores, contexto em que o desenvolvimento do relacionamento entre marcas e clientes recebe conotao especial, por constituir uma fonte de diferenciao competitiva, aliado orientao da preferncia e do consumo exercida pela personalidade de marca. Assim, o estudo da relao entre personalidade de marca e relacionamento com clientes torna-se pertinente, sendo o mote principal do desenvolvimento deste artigo. No que tange ao seu objetivo principal, prope-se avaliar a relao entre a personalidade de marcas de fast food e a percepo de relacionamento que os clientes tem com tais marcas. Para tanto, realizou-se um estudo quantitativo com 367 clientes de empresas de alimentao fast food, cujos resultados foram analisados por meio de regresso mltipla linear, de forma que as dimenses de personalidade "Credibilidade e Audcia" foram os melhores preditores das dimenses de percepo de relacionamento Lealdade e Atendimento ao Cliente, respectivamente. Concernente contribuio acadmica desta pesquisa, buscou-se complementar uma lacuna na literatura voltada investigao da relao entre as variveis. Em que pese as contribuies prticas, haja vista que o marketing faz parte das cincias sociais aplicadas, este estudo pode ser uma ferramenta relevante para diagnosticar o relacionamento dos consumidores com estas, auxiliando na tomada de deciso em relao diferenciao da imagem e aprimoramento da experincia com as marcas.

Referência(s)