
Desenvolvimento de um Motor Gráfico de Apoio a Ambientes Lúdicos Educacionais
2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA; Issue: 21 Linguagem: Português
10.13102/semic.v0i21.2467
ISSN2595-0339
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoA interatividade permitida por meio de jogos digitais, e o ambiente lúdicoproporcionado pelos mesmos, colabora para a assimilação de conteúdos didáticos em geral.Jogos eletrônicos de sucesso proporcionam uma experiência imersiva de níveis variados,permitindo ao jogador sentir-se parte do universo fictício proposto pelo mesmo.Interatividade e imersão são características importantes que podem ser bemexploradas em jogos educativos, tanto à nível de abstração quanto no ensino e naaprendizagem de assuntos diversos. Como resultado, tem-se atualmente no uso de jogoseletrônicos uma ferramenta viável e inovadora para a educação escolar em si (Lewis eJacobson, 2002).Considerando a produção de jogos digitais, um motor de jogos é uma ferramenta quepermite ao desenvolvedor agregar funções básicas para o funcionamento de um jogo, o quevaria desde o gerenciamento de periféricos de entrada e saída até o som e a renderização demodelos gráficos (Ward, 2008). Motores de jogo são amplamente difundidos na indústria dejogos eletrônicos, apesar dos mesmos limitarem as possibilidades de desenvolvimento eportabilidade do jogo em si. Questões de desempenho também devem ser consideradas, umavez que motores de jogos 3D costumam exigir um bom hardware do usuário para que sepossa ter uma jogabilidade “agradável” durante uma partida.Motores de jogo podem ser divididos em duas partes: motor físico e motor gráfico. Omotor gráfico é o colar de diamantes dos jogos eletrônicos. Ele toma como base conceitosmatemáticos baseados em vetores e transformações geométricas, no intuito de representar ede permitir a interação de diferentes formas complexas de um jogo em diferentes pontos edimensões na tela. Em outras palavras, ele incorpora o complexo código necessário paraidentificar e renderizar a perspectiva do jogador de um modelo de ambiente. O motor gráficoé uma caixa preta, e não pode ser aberta para quaisquer modificações do usuário (Lewis eJacobson, 2008).O projeto propôs a criação de um motor gráfico baseado na Interface de Programaçãode Aplicações(API) OpenGL(Bensted, 2009), tomando como ponto de partida o estudo demétodos gráficos para renderização e rasterização de imagens e modelos 3D, bem como omanuseio dessas estruturas com o intuito de montar um jogo da categoria proposta.
Referência(s)