
Acolhendo Dissonâncias: Por Uma Clínica Compositora no Cuidado De Si
2018; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português
10.22456/2238-152x.75092
ISSN2238-152X
Autores Tópico(s)Psychology and Mental Health
ResumoEntre os anos 2011 e 2015 realizamos uma Oficina de Composição Musical com crianças e adolescentes na faixa etária compreendida entre 9 a 14 anos em um centro comunitário situado na favela do Morro dos Macacos, na cidade do Rio de Janeiro. Este ensaio traz um relato de experiência de intervenção realizada com os jovens durante esses anos em que a música serviu como um dispositivo de expansão e singularização da vida, permitindo a criação de práticas ético-estéticas pautadas por uma ética do Cuidado de Si. Tal relato oferecerá a paisagem sonora desafiadora em que estivemos implicados nos primeiros meses de realização da oficina na favela, problematizando as vivências, dificuldades e estratégias clínico-estéticas que procuramos desenvolver em uma realidade complexa, considerando alguns conceitos utilizados pela Filosofia da Diferença, pela psicanálise de Donald Winnicott e pela filosofia de Michel Foucault.
Referência(s)