A Liderança dos Diretores no Contexto Educativo Português: a Ética e a Moral, Quais as Competências e Tendências?
2017; Coimbra University Press; Volume: 60; Issue: 2 Linguagem: Português
10.14195/1647-8606_60-2_7
ISSN1647-8606
AutoresLurdes Neves, Joaquim Luís Coimbra,
Tópico(s)Education and Teacher Training
ResumoA escola, como unidade básica e espaço de realização de objetivos e metas do sistema educativo, encontra-se em constante remodelação, tornando-se num grande desafio para os diretores, por exigir deles novas competências, conhecimentos, capacidades e atitudes, que convergem na necessidade de desenvolvimento de competências para a tomada de decisões participativas e justas. Assim, este estudo teve como objetivo conhecer quais as perceções e práticas de liderança exercidas por 30 diretores de Agrupamentos de Escolas. Para alcançar este objetivo, recorreu-se a um estudo misto, tendo sido realizada uma entrevista semiestruturada aos Diretores e aplicadas três escalas de liderança (ética, moral e transformacional). Foi possível constatar perceções de liderança que variam entre o transacional e transformacional e que algumas capacidades do líder são preditoras do tipo de liderança exercida.
Referência(s)