Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Proposta de ensino de programação para crianças com scratch e pensamento computacional

2021; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.20396/tsc.v4i1.14484

ISSN

2318-8839

Autores

Humberto A. P. Zanetti, Marcos Augusto Francisco Borges, Valéria Cristina Gomes Leal, Igor Yukio Matsuzaki,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta para um conjunto de práticas pedagógicas, com o objetivo de explorar o conteúdo de Lógica de Programação e Pensamento Computacional, em uma abordagem motivadora e criativa. São propostas atividades de Programação para crianças de 10 a 13 anos de idade usando como ferramenta de programação o ambiente Scratch. Essas atividades podem ser aplicadas em um contexto formal de ensino, em escolas que tenham uma carga horária específica para ensino de Computação ou em atividades fora do contexto formal da escola, em ambientes diferenciados de aprendizado.Palavras-chave: Ensino de programação; Scratch; Pensamento Computacional; Oficina.

Referência(s)