Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Inclusão, acessibilidade e permanência: direitos de estudantes surdos à educação superior

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Issue: spe.3 Linguagem: Português

10.1590/0104-4060.51043

ISSN

1984-0411

Autores

Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, Carlo José Napolitano,

Tópico(s)

Migration, Racism, and Human Rights

Resumo

RESUMO O aumento de matrícula de estudantes surdos no ensino superior tem se constituído como fato recorrente na atualidade. O texto em questão problematizará as conquistas e os avanços de universitários surdos, usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras), nessa etapa de sua educação. Em decorrência da multiplicidade de fatores e da consolidação da educação inclusiva, abordará ainda aspectos legais e judiciais que favorecem a acessibilidade deste público às instituições de ensino superior (IES) no país. As considerações procuraram desmistificar as ações equivocadas sobre os direitos sociais e os individuais deste grupo que, a exemplo das ações afirmativas, devem primar pela prevalência da igualdade de oportunidades e de justiça, como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e inclusiva, no âmbito da Educação.

Referência(s)