
Inclusão, acessibilidade e permanência: direitos de estudantes surdos à educação superior
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Issue: spe.3 Linguagem: Português
10.1590/0104-4060.51043
ISSN1984-0411
AutoresSandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, Carlo José Napolitano,
Tópico(s)Migration, Racism, and Human Rights
ResumoRESUMO O aumento de matrícula de estudantes surdos no ensino superior tem se constituído como fato recorrente na atualidade. O texto em questão problematizará as conquistas e os avanços de universitários surdos, usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras), nessa etapa de sua educação. Em decorrência da multiplicidade de fatores e da consolidação da educação inclusiva, abordará ainda aspectos legais e judiciais que favorecem a acessibilidade deste público às instituições de ensino superior (IES) no país. As considerações procuraram desmistificar as ações equivocadas sobre os direitos sociais e os individuais deste grupo que, a exemplo das ações afirmativas, devem primar pela prevalência da igualdade de oportunidades e de justiça, como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e inclusiva, no âmbito da Educação.
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