Movimento Hare Krishna, contracultura e música popular
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Issue: 19 Linguagem: Inglês
ISSN
2236-479X
Autores Tópico(s)Asian Culture and Media Studies
ResumoResumo: Este artigo procura debater a relacao entre o movimento de contracultura dos anos 60, nos Estados Unidos da America e a musica popular como fundamentais para o estabelecimento da pratica espiritual propagada pelo Movimento Hare Krishna. O cenario cultural e politico em que o Movimento surge nos Estados Unidos da America e caracterizado por uma abertura a filosofia hindu e por uma busca por novos estilos de vida entre os jovens. Os movimentos sociais e culturais dos anos 60 e o movimento da contracultura criaram o contexto ideal para o lancamento desta, assim como de outras propostas de espiritualidade e religiosidade originarias da India. O envolvimento do lider da ISKCON (Associacao Internacional para a Consciencia de Krishna) com bandas como os The Beatles e com icones da contracultura como Allen Ginsberg foram fundamentais para a sua propagacao como pratica espiritual e alternativa de vida para a epoca, culminando na organizacao de um festival chamado “Mantra Rock Dance”, em Sao Francisco, marco importante, tanto na propagacao da pratica, como na relacao entre o Movimento Hare Krishna, o movimento da Contracultura e a musica popular. Palavras-chaves: Musica popular. Movimento de contracultura. Movimento Hare Krishn Hare Krishna Movement, counterculture and popular music Abstract: This article seeks to discuss the relationship between the counterculture movement of the 1960s in the United States of America and popular music as fundamental for the establishment of the spiritual practice propagated by the Hare Krishna Movement. The cultural and political scene in which the Movement emerges in the United States of America is characterised by an openness to Hindu philosophy and a search for new lifestyles among young people. The social and cultural movements of the 1960s and the counterculture movement created the ideal context for the launch of the Hare Krishna spiritual practice, as well as other proposals for spirituality and religiosity from India. The involvement of the ISKCON (International Society for Krishna Consciousness) leader with bands such as The Beatles and counterculture icons such as Allen Ginsberg was instrumental in spreading its spiritual practice and alternative life proposal at that time. This involvement culminated in the organisation of a festival called Mantra Rock Dance, in San Francisco, a significant milestone both in the propagation of practice and in the relationship between the Hare Krishna Movement, the Counterculture movement and popular music. Keywords: Popular music. Counterculture movement. Hare Krishna Movement. Religion.
Referência(s)