
<b>Qualidade do atendimento pré-hospitalar móvel de urgência na perspectiva dos profissionais/ Quality of emergency in mobile prehospital care in the perspective of professionals<b>
2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 16; Issue: 4 Linguagem: Português
10.4025/cienccuidsaude.v16i4.37306
ISSN1984-7513
AutoresTalita Lopes Garçon, Jussara Simone Lenzi Pupulim,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoEstudo com objetivo avaliar a qualidade do Atendimento Pré-Hospitalar (APH) móvel de urgência na perspectiva dos profissionais do SAMU, com abordagem quantitativa, transversal, exploratória e descritiva, realizado com trabalhadores que atuam diretamente no APH móvel. Para obtenção dos dados os sujeitos preencheram um formulário sócio demográfico e sobre a formação profissional, e o instrumento Avaliação da Qualidade de Atendimento Pré-Hospitalar (AQ-APH),composto de dois indicadores de Qualidade da Assistência (QA), estrutura e processo para o atendimento, ambos constituídos de aspectos relativos ao atendimento. As alternativas de respostas, dispostas numa escala Likert, variam de Péssimo (1) a Excelente (5), sendo quanto maior a pontuação melhora qualidade da assistência. Os resultados evidenciaram que a maioria dos aspectos sobre estrutura foi avaliada, predominantemente, entre Regular e Bom, e dos aspectos sobre processo de trabalho prevaleceu entre Bom e Excelente. Isso demonstra que a qualidade do APH móvel de urgência é satisfatória e apropriada, porém não atinge o padrão de excelência esperado, denotando-se a necessidade de mais investimentos na melhoria da infraestrutura para garantir um atendimento qualificado.
Referência(s)