
Os Relatórios de Ensino Paulistas: produto da matematização da pedagogia, 1930-1945
2017; Faculdade Católica de Fortaleza; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português
10.36397/emteia.v8i3.23061
ISSN2177-9309
Autores Tópico(s)Sociology and Education in Brazil
ResumoEste texto apresenta os resultados de pesquisa que investigou quais transformações a Pedagogia Científica trouxe ao cotidiano escolar, sobretudo ao ensino dos saberes elementares matemáticos. Para isso, levou-se em conta a análise dos Relatórios das Delegacias Regionais de Ensino do Estado de São Paulo, que foram produzidos entre 1930 e 1945. Confrontando as práticas de ensino representadas nesses documentos por meio das narrativas dos delegados de ensino, foi possível elaborar uma narrativa histórica baseada nas noções da História Cultural. A análise feita levou a crer que os relatórios possuíam uma escrita condizente com a renovação pedagógica proposta pela Pedagogia Científica, entretanto, as práticas lidas nas entrelinhas dos relatórios pareciam não estarem tão vinculadas como se pretendia a essa renovação. Tem-se também a matematização da pedagogia vinculada à utilização da estatística para a criação de dados escolares comparativos. Os relatos e discussões relativos aos saberes elementares matemáticos apareceram de forma modesta nesses documentos, porém foi notável o impacto que eles trouxeram ao ensino primário paulista.
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