
Luís Álvares Pinto e a formação musical no Brasil na segunda metade do século XVIII
2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.33871/23179937.2017.5.1.1861
ISSN2317-9937
AutoresLadson Ferreira De Matos, Luciana Borella Camara,
Tópico(s)History of Colonial Brazil
ResumoEste artigo visa discutir alguns aspectos da primeira produção pedagógica conhecida de Luis Álvares Pinto (Recife, 1719-1789). Seu manuscrito intitulado Arte de Solfejar (Recife, 1761) foi analisado no contexto da história da educação e da produção de textos teóricos em música em meados do século XVIII. Constatamos que a Arte de Solfejar reúne informações valiosas sobre as principais dificuldades enfrentadas por iniciantes na leitura musical e que a preocupação central de Pinto era atender essas dificuldades por meio da simplificação das noções básicas sobre música e de exercícios práticos para aprimorar a execução do estudante. Observamos, também, que o tratado pode ser visto como um elemento de afirmação de Pinto num contexto de incertezas e insegurança institucional.
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