
A Brincadeira e o Jogo no Currículo da Educação Física
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 20; Issue: 4 Linguagem: Português
10.35699/1981-3171.2017.1730
ISSN1981-3171
AutoresDaniel Teixeira Maldonado, Felipe de Jesús, Elisabete dos Santos Freire, Luiz Sanches Neto,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoNeste artigo, investigamos como o jogo e a brincadeira são apresentados na segunda proposta provisória para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na área de Educação Física (EF). Partimos do pressuposto de que há uma associação entre a política educacional mundial e a organização do sistema escolar brasileiro, com utilização de diversas ferramentas, incluindo a construção de um currículo comum como requisito de certas garantias de acesso ao conhecimento. Analisamos que a avaliação em larga escala pode mascarar essas garantias e que, desde a última década do século XX, os Parâmetros Curriculares Nacionais influenciaram o surgimento de diversas propostas curriculares no país, nas quais, predominantemente, a EF assumiu elementos da Cultura Corporal de Movimento, como a brincadeira e o jogo. Concluímos que a BNCC avança ao propor o tratamento pedagógico do jogo e da brincadeira como conteúdos, mas limita a presença destas temáticas à Educação Infantil e aos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Referência(s)