
O professor de Biologia enquanto “sujeito ecológico”: conhecimentos, valores e participação política na prática docente
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.14244/198271991899
ISSN1982-7199
AutoresDaniela Bertolucci de Campos, Rosa Maria Feiteiro Cavalari,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoAbstract This article represents part of a master’s dissertation, whose main objective is to analyze the pedagogical practice of the Biology teacher as an “ecological person” under the aspect of the dimensions that characterize the educational process in Environmental Education - dimension of knowledge, ethical and aesthetic values and political dimension. We conducted semi-structured interviews for the collection of data, supplemented by documentary analysis; a qualitative assessment involving public school teachers was developed in order to explore their personal and professional relationship with the environmental thematic. The data indicated a close relationship between teachers’ degree of proximity to characteristics of the “ecological person” and the dimensions that characterize the Environmental Education expressed in their teaching practice, besides highlighting the opportunities for training teachers as environmental educators. Keywords : Environmental education. Biology teacher. Ecological person. Resumo Este artigo apresenta um recorte dos estudos realizados durante o mestrado buscando analisar a pratica pedagogica do professor de Biologia enquanto “sujeito ecologico” sob o aspecto das dimensoes que caracterizam o processo educativo em Educacao Ambiental - dimensao dos conhecimentos, dos valores eticos e esteticos e dimensao politica. Por meio do emprego de entrevistas semiestruturadas complementadas por analise documental, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa envolvendo docentes do ensino publico, no intuito de explorar seu relacionamento pessoal e profissional com a tematica ambiental. Os dados obtidos revelaram uma estreita relacao entre o grau de aproximacao do professor em relacao as caracteristicas que compoem o “sujeito ecologico” e as dimensoes que caracterizam os trabalhos em Educacao Ambiental expressas em sua pratica docente alem de apontar caminhos para a formacao dos professores enquanto educadores ambientais. Palavras-chave : Educacao Ambiental. Professor de Biologia. Sujeito ecologico. References BARBOSA, Anna Izabel Costa. Tramando encantos do Forte : saberes e dialogos nos caminhos complexos da Educacao Ambiental . 2007. 188 p. Dissertacao (Mestrado em Desenvolvimento Sustentavel). UNB, Brasilia, 2007. BARDIN, Laurence. Analise de conteudo . Lisboa: Edicoes 70, 1991. BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigacao qualitativa em educacao . Porto: Porto editora, 1994. BONOTTO, Dalva. A Tematica Ambiental e a escola publica de ensino medio : conhecendo e apreciando a natureza. 1999. 278f. Dissertacao (mestrado em conservacao e manejo de recursos). UNESP, Rio Claro, 1999. CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Qual educacao ambiental? Elementos para um debate sobre educacao ambiental e extensao rural. Agroecol. e Desenv. Rur. Sustent . Porto Alegre, v.2, n.2, p. 43-51, 2001. CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. 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Referência(s)