Artigo Produção Nacional

Músicos de Rua: Luzes e Sombras sobre uma Prática Social Contemporânea no Rio de Janeiro e em Barcelona

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 20; Issue: 4 Linguagem: Português

ISSN

1981-3171

Autores

Denise Falcão,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

Com o objetivo de compreender a pratica dos musicos de rua, que tocam em duas cidades turisticas, Rio de Janeiro e Barcelona, a presente pesquisa mergulhou no universo cotidiano desses musicos e trouxe, para o dialogo, autores como Bauman, Delgado, Harvey, Lefebvre, Lypovetsky e Sennett, para discutir o contexto social contemporâneo desta pratica. Encontrar musicos de rua, tocando pelas cidades turisticas, e uma cena comum e, para compreender essa dinâmica social, foi preciso considerar alguns eixos que nortearam a pesquisa: a ocupacao de espacos publicos com praticas sociais que reivindicam o direito a cidade e ressignificam as ruas como espacos vivos de encontros e confrontos; a idealizacao estetica das cidades que, muitas vezes, choca-se com o uso diversificado dos espacos pelos sujeitos, provocando disputas pelas formas de ocupacoes e revelando o jogo de forcas entre o Estado, o sujeito e a sociedade na apropriacao dos espacos; o desenvolvimento das tecnologias da informacao e da comunicacao que, deflagrando a compressao do tempo-espaco, gera transformacoes nas relacoes sociais em varias esferas da vida humana, entre elas o trabalho e o lazer, tornando-as fluidas. Para se alcancar o objetivo proposto, adotou-se a abordagem qualitativa como metodologia. A pesquisa etnografica foi desenvolvida no periodo de dezembro de 2014 a dezembro de 2016, tendo sido dedicados 12 meses em cada cidade, num total de 24 meses de imersao em campo. Foram feitas 23 entrevistas semiestruturadas e a analise interpretativa dos dados se deu, sobretudo, pela tensao entre o que foi observado no trabalho de campo, as regulamentacoes politicas, os planejamentos estrategicos e o que foi relatado nas entrevistas pelos sujeitos. A perspectiva critica ao sistema capitalista contemporâneo se fez presente, nesta tese, a partir da percepcao de que a musica de rua, apropriada pela estetizacao das cidades turisticas, tenta transformar uma parte sensivel das metropoles em mercadoria para consumo, impondo, a uma pratica social milenar, condicoes precarizadas de (sobre)vivencia pela arte. Os espacos publicos, quando regulados, apresentam uma perspectiva higienista com intencoes privativas para a ocupacao, tensionando, assim, a apropriacao das ruas pelas artes como expressao dos sujeitos. Por fim, a compreensao de que, por mais que esses sujeitos estejam envolvidos e pressionados por todo processo estetico que abarca o mundo contemporâneo, em especial os musicos das cidades turisticas, essa pratica social resiste como possibilidade de expressao desses musicos pelo seu fazer artistico marginal. Ao escorregar pelas brechas do sistema homogeneizador, transgredindo os codigos e as hierarquias postulados, os musicos de rua mantem viva uma pratica social que sensibiliza as cidades.

Referência(s)