Artigo Produção Nacional

IDENTIFICAÇÃO DOS ASPECTOS REFERENTES À EVASÃO EM CURSOS DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NAS ÁREAS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO FINANCEIRA

2017; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português

10.51923/repae.v3i2.107

ISSN

2447-6129

Autores

Alexsandro Moura da Silva, Alessandro Marco Rosini, Orlando Roque da Silva,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O estudo explora os aspectos que levaram estudantes dos cursos de graduacao em Administracao (bacharelado), Gestao Financeira (tecnologo) e pos-graduacao nivel MBA em Financas e Banking na modalidade de educacao a distância (EAD) a evadirem de seus estudos, tendo como objetivo, identificar as circunstâncias que levaram a esse abandono. Utilizou-se a metodologia Survey , aplicando um questionario on-line a 144 estudantes dos cursos mencionados oferecidos por duas instituicoes de ensino superior (IES) privadas do Estado de Sao Paulo. Identificaram-se pela percepcao de 27% dos respondentes, que as situacoes mais relevantes para a evasao sao os problemas financeiros que desencadeiam queda no desempenho e desmotivacao e a falta de disciplina (cultura) dos estudantes em relacao a metodologia de EAD. Pode-se relacionar que tais situacoes sao reflexos do cenario socio-politico-economico atual, bem como, o processo ensino-aprendizagem atraves do Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) passa a ser um desafio para as universidades que estao em constante evolucao na busca de metodologias ativas educacionais.

Referência(s)