
IDENTIFICAÇÃO DOS ASPECTOS REFERENTES À EVASÃO EM CURSOS DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NAS ÁREAS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO FINANCEIRA
2017; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português
10.51923/repae.v3i2.107
ISSN2447-6129
AutoresAlexsandro Moura da Silva, Alessandro Marco Rosini, Orlando Roque da Silva,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO estudo explora os aspectos que levaram estudantes dos cursos de graduacao em Administracao (bacharelado), Gestao Financeira (tecnologo) e pos-graduacao nivel MBA em Financas e Banking na modalidade de educacao a distância (EAD) a evadirem de seus estudos, tendo como objetivo, identificar as circunstâncias que levaram a esse abandono. Utilizou-se a metodologia Survey , aplicando um questionario on-line a 144 estudantes dos cursos mencionados oferecidos por duas instituicoes de ensino superior (IES) privadas do Estado de Sao Paulo. Identificaram-se pela percepcao de 27% dos respondentes, que as situacoes mais relevantes para a evasao sao os problemas financeiros que desencadeiam queda no desempenho e desmotivacao e a falta de disciplina (cultura) dos estudantes em relacao a metodologia de EAD. Pode-se relacionar que tais situacoes sao reflexos do cenario socio-politico-economico atual, bem como, o processo ensino-aprendizagem atraves do Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) passa a ser um desafio para as universidades que estao em constante evolucao na busca de metodologias ativas educacionais.
Referência(s)