
Pensar e fazer música refletindo sobre o mundo: composição musical na EJA
2017; Volume: 7; Linguagem: Português
ISSN
2594-5181
Autores Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoNeste artigo apresento duas propostas de atividades de composicao musical elaboradas para aulas de musica na modalidade do ensino basico Educacao de Jovens e Adultos (EJA). As atividades estao fundamentadas na proposta Paulo Freire para a alfabetizacao de adultos (Freire, 2001; Brandao, 2006) e em concepcoes que sustentam a relevância da composicao nas praticas em educacao musical (Swanwick, 2002; 2003; 2014). Na elaboracao das atividades foram levadas em consideracao as diretrizes curriculares para a EJA no Brasil que destacam a importância de praticas pedagogicas que busquem a criticidade e, tambem, seu capitulo sobre artes e musica em que valoriza acoes musicais que envolvem a composicao. As atividades de composicao aqui propostas buscam proporcionar aos estudantes uma experiencia de aprendizado musical com momentos e espacos em que a musica se torna o motivo para pensar e discutir criticamente situacoes fundamentais, fazendo pensar a si e ao seu mundo. Palavras-chave: educacao musical, composicao, EJA.
Referência(s)