Artigo Produção Nacional

Pensar e fazer música refletindo sobre o mundo: composição musical na EJA

2017; Volume: 7; Linguagem: Português

ISSN

2594-5181

Autores

Rafael Dias Oliveira,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Neste artigo apresento duas propostas de atividades de composicao musical elaboradas para aulas de musica na modalidade do ensino basico Educacao de Jovens e Adultos (EJA). As atividades estao fundamentadas na proposta Paulo Freire para a alfabetizacao de adultos (Freire, 2001; Brandao, 2006) e em concepcoes que sustentam a relevância da composicao nas praticas em educacao musical (Swanwick, 2002; 2003; 2014). Na elaboracao das atividades foram levadas em consideracao as diretrizes curriculares para a EJA no Brasil que destacam a importância de praticas pedagogicas que busquem a criticidade e, tambem, seu capitulo sobre artes e musica em que valoriza acoes musicais que envolvem a composicao. As atividades de composicao aqui propostas buscam proporcionar aos estudantes uma experiencia de aprendizado musical com momentos e espacos em que a musica se torna o motivo para pensar e discutir criticamente situacoes fundamentais, fazendo pensar a si e ao seu mundo. Palavras-chave: educacao musical, composicao, EJA.

Referência(s)