Artigo Acesso aberto Produção Nacional

COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA (CAA) NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE DEFICIENTES INTELECTUAIS: UMA ABORDAGEM DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL (THC)

2017; Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional - LABOR; Volume: 1; Issue: 13 Linguagem: Português

10.29148/labor.v1i13.6558

ISSN

1983-5000

Autores

Maria do Socorro Castelo Branco Mourão Lima,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo propõe analisar a CAA (Comunicação Alternativa e Ampliada) na perspectiva da Educação Inclusiva numa abordagem da Teoria Histórico Cultural (THC). O artigo destaca a Comunicação Alternativa e Ampliada, utilizada como meio de inclusão escolar e social de deficientes, principalmente, deficientes intelectuais. Utiliza-se, neste artigo, o aporte teórico de Vygotsky (1984). A THC, defendida pelo estudioso russo e seus colaboradores, baseia se na lei geral do desenvolvimento cultural, em dois níveis: primeiramente, interpessoal e depois intrapessoal. No entanto, o autor assegura que somente através das relações sociais carregadas de significações, surge o desenvolvimento das funções psicológicas superi ores ou culturais mediadas pelo outro, por meio da linguagem, signo por excelência. Isto é, a essência do desenvolvimento cultural consiste na apropriação e no domínio do social. Este artigo enfatiza o conceito da zona de desenvolvimento proximal (ZDP) como foco do estudo da CAA. A pesquisa é somente bibliográfica e o referencial teórico contempla três tópicos: 1- A Comunicação Alternativa e Ampliada para deficientes Intelectuais; 2- Inclusão escolar / necessidades educacionais especiais / deficiente intelectual 3- O sociointeracionismo da Teoria Histórico Cultural de Vygotsky e a CAA (Comunicação Alternativa e Ampliada).

Referência(s)