Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Os sentidos de divulgação científica nas teses e dissertações brasileiras: mapeamento inicial

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Linguagem: Português

10.19132/1807-8583201842.232-250

ISSN

1807-8583

Autores

Natália Martins Flores, Maria Ivete Trevisan Fossá,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Apresenta uma análise de sentidos sobre divulgação científica (DC) em teses e dissertações brasileiras sobre o tema. Empreende-se um mapeamento inicial dos trabalhos, com a descrição das áreas de pesquisa e referências bibliográficas de seis teses e 44 dissertações. Partindo-se da perspectiva teórica das teorias da linguagem e do discurso e dos conceitos de memória discursiva e interdiscurso, analisam-se os sentidos sobre DC dos resumos de dez trabalhos. Os estudos mapeados são de variadas áreas científicas, reforçando a DC como um objeto transdisciplinar. Os sentidos de DC alinham-se aos universos de: (1) imagem institucional de universidades e centros de pesquisa; (2) educação científica formal e informal; (3) espaços interativos, transitando entre sentidos tecnicistas, participativos e reflexivos. Assinala-se a validade da metodologia de análise de discurso para se investigar as historicidades de conceitos científicos.

Referência(s)