Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Cultura Infantil, Carrinhos & Automobilidade

2018; UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL; Volume: 20; Issue: 42 Linguagem: Português

10.17648/textura-2358-0801-20-42-3682

ISSN

2358-0801

Autores

Cristian Pedro Rubini Dutra, Fernanda Müller,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O presente artigo analisa comerciais de televisão, filmes e desenhos animados de carrinhos de brinquedo, inspirado pelas teorias da automobilidade de John Urry e Mimi Sheller A automobilidade é um sistema que envolve inúmeras sociedades no uso do automóvel particular e influencia tanto o planejamento urbano como a organização da vida social. Os carrinhos podem ser vistos como representantes deste sistema no universo lúdico e cultural das crianças, sendo influenciados por fenômenos típicos desta forma de mobilidade e de suas modificações em cada época. Por meio de uma tipificação de carrinhos que não se pretende fixa, o trabalho explicita como cada um é influenciado pelo sistema da automobilidade e suas representações simbólicas.

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