Análise do conteúdo de artrópodes em livros didáticos de biologia do ensino médio e o perfil do professor: estudo de caso
2006; Volume: 6; Issue: 11 Linguagem: Português
ISSN
2446-8118
AutoresEverton Ricardi L. da Silva, Luís Francisco Angeli Alves, Sandra Moraes Giannotti,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoHa decadas, o livro didatico (LD) e tido como principal recurso de ensino e aprendizagem, do qual professores e alunos fazem uso, com ou sem erros factuais, conceituais e de conteudo. O filo Arthropoda, alem de compreender o maior grupo de metazoarios, desperta interesse entre professores e alunos, devido ao convivio cotidiano. O objetivo deste trabalho foi o de realizar uma analise estrutural e qualitativa dos LDs de biologia utilizados no Ensino Medio em colegios da rede publica de ensino do municipio de Cascavel, PR, bem como do conteudo especifico do filo Arthropoda. Alem disso, levantou-se o perfil do professor para uma possivel correlacao com a escolha do LD. Para a analise do livro, adaptou-se uma ficha de avaliacao de manuais escolares, e para o levantamento do perfil aplicou-se um questionario semi-estruturado, abordando aspectos relacionados a formacao, atuacao, metodologia de ensino e opiniao do professor sobre o LD. Verificou-se que ambos os livros analisados apresentam falhas referentes ao conteudo e ilustracoes, sendo mais evidentes em um dos livros e que ha uma possivel relacao entre o perfil do professor e a escolha do LD.
Referência(s)