Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A distância entre o saber acadêmico e o saber ensinado revelado em um livro didático de matemática do 7º ano: o caso da adição e subtração com números inteiros

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; Volume: 13; Issue: 27 Linguagem: Português

10.18542/amazrecm.v13i27.4322

ISSN

2317-5125

Autores

Kleber Ramos Gonçalves, Marilena Bittar,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Neste artigo apresentamos recortes de uma pesquisa que teve por objetivo compreender distanciamentos e aproximações entre a Matemática presente na construção do conjunto dos números inteiros e a Matemática proposta para o ensino das operações de adição e subtração nesse conjunto em um livro didático do 7º ano do ensino fundamental. Utilizamos a teoria antropológica do didático para estudar as tarefas, suas formas de resolução, as possíveis justificativas matemáticas e as adaptações realizadas pelos autores deste livro. A análise das praxeologias matemáticas modeladas nesse livro nos forneceu elementos para atingirmos nosso objetivo, alguns dos quais trazemos nesse artigo.

Referência(s)