
A distância entre o saber acadêmico e o saber ensinado revelado em um livro didático de matemática do 7º ano: o caso da adição e subtração com números inteiros
2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; Volume: 13; Issue: 27 Linguagem: Português
10.18542/amazrecm.v13i27.4322
ISSN2317-5125
AutoresKleber Ramos Gonçalves, Marilena Bittar,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoNeste artigo apresentamos recortes de uma pesquisa que teve por objetivo compreender distanciamentos e aproximações entre a Matemática presente na construção do conjunto dos números inteiros e a Matemática proposta para o ensino das operações de adição e subtração nesse conjunto em um livro didático do 7º ano do ensino fundamental. Utilizamos a teoria antropológica do didático para estudar as tarefas, suas formas de resolução, as possíveis justificativas matemáticas e as adaptações realizadas pelos autores deste livro. A análise das praxeologias matemáticas modeladas nesse livro nos forneceu elementos para atingirmos nosso objetivo, alguns dos quais trazemos nesse artigo.
Referência(s)