Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Grande Otelo/Sebastião e a luta dos negros no Brasil

2017; FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL; Volume: 9; Issue: 17 Linguagem: Português

10.46401/ajh.2017.v9.5196

ISSN

2526-7280

Autores

Tadeu Pereira dos Santos,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

O texto problematiza como Sebastião Bernardes de Souza Prata(1915-1993), conhecido como Grande Otelo, foi lidando com o racismo e o preconceito ao longo de sua trajetória de vida, especialmente no cenário artístico brasileiro, lócus de sua atuação e, sobretudo, espaço em que conquistou um lugar de destaque na cena cultural do país. A historicidade do seu fazer, desfazer e refazer ao longo de quase 80 anos de sua existência, permitiu-me percebê-lo em seu processo de constituição e reconstituição e colocar em evidência a fluidez de sua identidade, denotando plurais significações de si, dimensionados pelos tempos e espaços que experimentam e que conferem sentido à sua vivênciasocial. Evidencio as táticas e astúcias utilizadas por ele, no enfrentamento para se manter no referido meio, haja vista que a sua experiência elucida às contradições de uma sociedade, em que reserva aos negros lugares subalternos, embora o mesmo se valendodas brechas produzidas transforma-seem íconedo cinema brasileiro. A aceitação e reconhecimento não são sinônimos, na medida em que a sua presença, por quase, sessenta anos, na cena cultural do país, possibilitou-o trabalhar nas diversas escolas do cinema, teatro e TV do século XX, mas não legou-lhe, nem em vida e nem após a sua morte, o devido tratamento como ator e nem como sujeito social.

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