Adeus À Moral Binária: Tomboy e A Imagem Do Outro Como Diferença
2015; Volume: 10; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
2236-8000
AutoresSilvio Ricardo Demétrio, Roberto Corrêa Scienza, Dirce Vasconcellos Lopes,
Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoResumo ____________________________________________________________________ Pretende-se desenvolver uma desconstrucao da imagem do outro como diferenca na pos-modernidade a partir da analise filmica de Tomboy - drama frances de 2011, escrito e dirigido por Celine Sciamma. A historia e de Laure, uma crianca que assume uma expressao de genero considerada tipicamente masculina, contrariando sua designacao de genero do nascimento. Problematiza-se: o que transforma o outro em um monstro moral? Utilizam-se os conceitos de diferenca de Gilles Deleuze e moral de Friedrich Nietzsche como chave para a leitura do filme. Desvela-se, a partir da analise, que a moral, mae de Laure, tem a finalidade de normatizar o outro – Laure -, pois este, enquanto diferenca ( tomboy /Mickael), posiciona-se a margem do modelo, transgredindo os valores morais da sociedade na qual esta inserido. Palavras-chave: Tomboy ; Alteridade; Diferenca; Moral; Cinema. Resumen ______________________________________________________________________ Tenemos la intencion de desarrollar una deconstruccion de la imagen del otro como diferencia en la posmodernidad a traves del analisis de la pelicula Tomboy - drama frances, de 2011, escrita y dirigida por Celine Sciamma. La historia es de Laure, un nino que asume una expresion de genero considerada tipicamente masculina, en contraposicion de suya designacion de genero en el nacimiento. El problema: ?Lo que hace el otro un monstruo moral? Utilizamos los conceptos de diferencia y moral de Gilles Deleuze y Friedrich Nietzsche como una clave de lectura de la pelicula. El analisis desvela que la moral, la madre de Laure, esta destinada a estandarizar el otro - Laure -, porque este, como diferencia (tomboy/Mickael), esta posicionado para el margen del modelo, rompiendo con los valores morales de la sociedad. Palavras clave : Tomboy; Alteridad; Diferencia; Moral; Cinema. Abstract ____________________________________________________________________ We intend to develop a deconstruction of the other’s image as difference on postmodernity by the film analysis of Tomboy - French drama released in 2011, written and directed by Celine Sciamma. It’s Laure’s story. A child that assumes a gender expression considered typical of men, opposing to its birth’s gender designation. The problem: what transforms the other in a moral monster? We use Deleuze’s difference and Nietzsche’s moral as a key to the film analysis. The analysis highlights that moral, Laure’s mom, has the finality to standardize the other – Laure -, because the other, as difference (tomboy/Mickael), is on the margins of the model, transgressing society moral values. Keywords : Tomboy; Alterity; Difference; Moral; Cinema.
Referência(s)