Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Fermentação do Pão e do Vinho: Uma Proposta de Ação Interdisciplinar

2017; Editora da Universidade de Caxias do Sul; Volume: 5; Issue: 3 Linguagem: Português

10.18226/23185279.v5iss3p129

ISSN

2318-5279

Autores

Mariluza Zucco Rizzon, Gladis Franck da Cunha, Valquı́ria Villas-Boas,

Tópico(s)

Food, Nutrition, and Cultural Practices

Resumo

Esta proposta de ação interdisciplinar utiliza uma UEPS (Unidade de Ensino Potencialmente Significativa), baseada na aprendizagem significativa de Ausubel e fundamentada em Moreira.A experimentação é uma das estratégias de ensino sugeridas para ser usada para compreender e aprofundar os conhecimentos sobre o metabolismo dos fungos e a reação química envolvida.Outra estratégia de aprendizagem sugerida é a elaboração de mapas conceituais, um inicial, levando em conta os conhecimentos prévios dos alunos e outro ao final da UEPS, com a finalidade de avaliar se houve a ocorrência de aprendizagem significativa.Os parâmetros curriculares nacionais, as orientações curriculares nacionais do ensino médio e os autores Batista e Salvi fundamentam esta proposta interdisciplinar.Esta UEPS sobre a fermentação do pão e do vinho é indicada para abordar o estudo ao Reino Fungi e seus processos metabólicos, no ensino médio.É possível uma abordagem interdisciplinar com: química, na compreensão das reações químicas e suas relações; história, através do surgimento e da utilização do pão e do vinho pelas civilizações; ensino religioso na abordagem dos rituais

Referência(s)