Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O dinheiro importa menos para os candidatos evangélicos?

2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 23; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/1807-01912017233809

ISSN

1807-0191

Autores

Gabriela Figueiredo Netto, Bruno Wilhelm Speck,

Tópico(s)

Political Influence and Corporate Strategies

Resumo

Resumo Este artigo se insere nos estudos sobre o impacto do dinheiro sobre o desempenho eleitoral de candidatos em eleições legislativas. Mais especificamente dialogamos com a literatura que analisa se os recursos financeiros importam mais para candidatos com determinados perfis. Para as eleições de 2010 e 2014 para os cargos de deputado federal e estadual, verificamos que, para os candidatos que se apresentam como evangélicos, o dinheiro tem um peso menor para alavancar as campanhas eleitorais. Identificamos esses candidatos através do seu nome de urna, uma técnica usada em pesquisas anteriores. O mecanismo causal que explica esse efeito menor do dinheiro sobre as candidaturas evangélicas é a mobilização do capital simbólico e real das igrejas protestantes. Esse resultado se alinha com outras pesquisas que mostram o valor relativo do dinheiro para alavancar o desempenho nas urnas. Candidatos que dispõem de outros mecanismos para acessar e mobilizar potenciais eleitores, como o apoio institucional da igreja, o acesso aos fiéis e os recursos não contabilizados, dependem menos dos recursos financeiros declarados do que os seus competidores.

Referência(s)