Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

POSSIBILIDADES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS PARA O TRATO COM A LEI Nº 10.639/03 NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL.

2018; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 1; Linguagem: Português

10.15628/holos.2018.2891

ISSN

1807-1600

Autores

Anália de Jesus Moreira, Maria Cecília de Paula Silva,

Tópico(s)

Physical Education and Pedagogy

Resumo

O presente texto confronta a historicidade da Educação Física no Brasil com a Lei nº 10.639/03 (que obriga a história e a cultura afro-brasileira nos currículos das escolas de ensino fundamental e médio), buscando situar este componente curricular da educação básica na difusão e implementação da referida lei. O objetivo é propiciar discussões para a compreensão de um país culturalmente plural e de uma escola historicamente influenciada por projetos e práticas etnocêntricas. Em outro ponto sugere refletir sobre a importância de se combater toda forma de discriminação e desigualdade na escola e fora dela. Como trabalhar os temas da Cultura Corporal, transitando por uma educação étnico-racial é o que sugere o trabalho, além de analisar possibilidades didático-metodológicas que podem levar o sujeito a reconhecer o valor civilizatório da cultura africana e afro-brasileira.

Referência(s)