Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Dos discursos aos sentidos: as práticas avaliativas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14244/198271991933

ISSN

1982-7199

Autores

Priscila Maria Vieira dos Santos Magalhães, Crislainy de Lira Gonçalves, Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida, Solange Alves de Oliveira-Mendes,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Abstract Discussions about learning evaluation has confgured a classic topic and focus of study in a lot of research made in the educational context in recent decades. In this direction, several meanings of evaluation, and, commonly, evaluative practices emerge from these productions. Therefore, in order to contribute to the study of this theme, we aim to analyze the meanings of evaluation pervaded in teachers’ evaluative practice in the frst grades of Elementary School at Public Schools in Caruaru, Pernambuco, Brazil. Regarding the theoretical-methodological course, we conducted semi-structured interviews with the teachers, which were analyzed in the light of Discourse Analysis, as this approach allows us to comprehend the discursive polysemy inscribed in the multiplicity of meanings about learning evaluation. In the analysis of the discourses, we identifed that their evaluative practices had a dialog with different evaluation meanings: at times, they come closer to a formative evaluation conception, at other times, they distance from this perspective pointing to a hybrid evaluative practice movement. Keywords : Learning evaluation, Evaluative practice, Meanings of evaluation. Resumo As discussoes acerca da avaliacao da aprendizagem se confguram como tema classico, foco de estudo em muitas pesquisas realizadas no contexto educacional das ultimas decadas. Nessa direcao, emergem nessas producoes diversos sentidos de avaliacao, e, comumente, de praticas avaliativas. Assim, no intuito de contribuir para o aprofundamento da tematica em questao, objetivamos neste artigo analisar os sentidos de avaliacao permeados nas praticas avaliativas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Caruaru-PE. No que se refere ao percurso teorico-metodologico, realizamos entrevista semiestruturada com as professoras, analisadas a luz da Analise do Discurso, que nos possibilitou compreender a polissemia discursiva inscrita na multiplicidade de sentidos acerca da avaliacao da aprendizagem. Na analise dos discursos das professoras, identifcamos que suas praticas avaliativas dialogavam com diferentes sentidos de avaliacao: ora aproximam-se de uma concepcao de avaliacao formativa, ora distanciam-se dessa perspectiva, apontando para um movimento de praticas avaliativas hibridas. Palavras-chave : Avaliacao da aprendizagem, Pratica avaliativa, Sentidos de avaliacao. References BALL, Stephen J. Diretrizes politicas globais e relacoes politicas locais em educacao. In: Curriculo sem fronteiras , v.1, n.2, pp.99-116, Jul/Dez 2001. BRASIL, Ministerio da Educacao. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educacao Basica . Resolucao no 4, de 13 de julho de 2010, CNE/CEB no 7/2010. 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Referência(s)