Artigo Acesso aberto Revisado por pares

GÊNEROS DO DISCURSO, ENSINO/APRENDIZAGEM E VERBO-VISUALIDADE: O CASO DO MEME EM UM CURSO PRÉ-VESTIBULAR ONLINE

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22478/ufpb.1983-9979.2017v12n2.38239

ISSN

1983-9979

Autores

Marina Célia Mendonça, Marina Totina de Almeida Lara,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

O presente artigo consiste em uma discussão relacionada ao discurso pedagógico direcionado ao ensino de língua portuguesa. Refletimos, a partir de uma abordagem sócio-histórica e dialógica, de vertente bakhtiniana, sobre como os gêneros do discurso estão presentes em atividades de ensino-aprendizagem. Nosso objeto de análise são postagens educacionais de língua portuguesa que possuem memes – enunciados verbo- visuais, em um blog de um curso pré-vestibular online. O objetivo é entender como este gênero é inserido neste contexto e quais sentidos são produzidos neste movimento de migração de esfera. O interesse também é contribuir com uma discussão sobre a possibilidade de a verbo-visualidade do enunciado ser tomada a partir da concepção da eventicidade do enunciado concreto, conforme concebida pelo círculo de Bakhtin.

Referência(s)
Altmetric
PlumX