GÊNEROS DO DISCURSO, ENSINO/APRENDIZAGEM E VERBO-VISUALIDADE: O CASO DO MEME EM UM CURSO PRÉ-VESTIBULAR ONLINE
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22478/ufpb.1983-9979.2017v12n2.38239
ISSN1983-9979
AutoresMarina Célia Mendonça, Marina Totina de Almeida Lara,
Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoO presente artigo consiste em uma discussão relacionada ao discurso pedagógico direcionado ao ensino de língua portuguesa. Refletimos, a partir de uma abordagem sócio-histórica e dialógica, de vertente bakhtiniana, sobre como os gêneros do discurso estão presentes em atividades de ensino-aprendizagem. Nosso objeto de análise são postagens educacionais de língua portuguesa que possuem memes – enunciados verbo- visuais, em um blog de um curso pré-vestibular online. O objetivo é entender como este gênero é inserido neste contexto e quais sentidos são produzidos neste movimento de migração de esfera. O interesse também é contribuir com uma discussão sobre a possibilidade de a verbo-visualidade do enunciado ser tomada a partir da concepção da eventicidade do enunciado concreto, conforme concebida pelo círculo de Bakhtin.
Referência(s)